Not√≠cia » SA√öDE DO HOMEM √Č TEMA DE EVENTO
SA√öDE DO HOMEM √Č TEMA DE EVENTO

Cerca de 220 pessoas participaram da ação
.
A Secretaria de Sa√ļde mobilizou o p√ļblico masculino na segunda-feira, 19. Cerca de 220 pessoas participaram de evento marcando o Dia Internacional do Homem. A feira de atividades foi realizada no sal√£o do grupo Alegria de Viver.
‚ÄúO objetivo foi de sensibilizar a popula√ß√£o para os cuidados com a sa√ļde e, especialmente, alertar aos homens sobre o c√Ęncer de pr√≥stata‚ÄĚ, refor√ßa Jo√£o Batista Picoli, secret√°rio municipal de Sa√ļde.
O p√ļblico teve acesso a orienta√ß√Ķes sobre o c√Ęncer de pr√≥stata, coleta para PSA, testes r√°pidos de glicose, HIV, Sifilis, hepatite B e C al√©m de aferi√ß√£o da press√£o arterial, renova√ß√£o de receitas, avalia√ß√£o integral (nutricional, odontol√≥gica e m√©dica), palestras e outras atividades.
‚ÄúFoi um evento educativo, informando e orientando quanto √† necessidade da preven√ß√£o. A mulher j√° faz a preven√ß√£o. J√° o homem s√≥ procura quando j√° tem o problema. √Č necess√°rio prevenir‚ÄĚ, enfatiza o secret√°rio municipal de Sa√ļde.
A feira tamb√©m faz parte do plano de trabalho do Novembro Azul. O prefeito Paulo Joel Ferreira (MDB) esteve na abertura do evento e conversou com a popula√ß√£o. ‚Äú√Č de obriga√ß√£o do poder p√ļblico a preven√ß√£o de doen√ßas. Temos uma equipe qualificada e que atua diretamente nas comunidades, UBS e com a√ß√Ķes itinerantes‚ÄĚ, comenta.
Ferreira comenta ainda da seriedade que o governo trata a sa√ļde p√ļblica. ‚Äú√Č um compromisso que assumi e estamos executando. A popula√ß√£o precisa de qualidade de vida e acesso √† uma sa√ļde de qualidade‚ÄĚ, reitera.
Aldemio Bergmann, 66, morador de Vila Nova aceitou o convite e participou da feira. ‚ÄúN√£o costumo fazer exames, vou ao m√©dico s√≥ quando n√£o me sinto bem‚ÄĚ, revela. Destaca ser importante esse trabalho, principalmente de conscientizar a popula√ß√£o. ‚ÄúEst√£o de parab√©ns, encaminhei alguns testes r√°pidos e assim ao menos consigo verificar meu estado de sa√ļde‚ÄĚ, observa.
Al√©m dos exames, teve tamb√©m palestra com Valquiria Pinheiro, do laborat√≥rio Madre Agueda e da equipe Associa√ß√£o de Assist√™ncia a Pacientes Oncol√≥gicos e Transplantados (Aapot). A feira teve avalia√ß√£o positiva. ‚ÄúA comunidade atendeu nosso convite e compareceu em expressivo n√ļmero‚ÄĚ, ressalta Picoli.

Fonte: Sec. da Sa√ļde • Publicada em 03/12/2018, 08:44:21