Notícia » ESTADO ACENA PARA CONVÊNIO COM MUNICÍPIOS, SEM REPASSE FINANCEIRO.
ESTADO ACENA PARA CONVÊNIO COM MUNICÍPIOS, SEM REPASSE FINANCEIRO.
Prefeitos pressionam e pedem providências para manutenção de estrada ERS-422.

A falta de manutenção na estrada que liga Venâncio Aires a Barros Cassal, passando por Boqueirão do Leão e interior de Gramado Xavier, tem mobilizado usuários e autoridades locais. Na tarde de quarta-feira, 3, prefeitos estiveram no gabinete da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, do titular Juvir Costella. A audiência foi marcada pelo prefeito de Boqueirão do Leão, Paulo Joel Ferreira (MDB), na semana passada.
Grupo de usuários da estrada realizou no dia 24, um bloqueio em Três Léguas. O protesto para chamar atenção dos responsáveis pela rodovia não pavimentada repetiu-se na tarde do encontro entre representantes locais e governo do estado em Porto Alegre. O secretário Costella sugeriu que seja firmado termo de cooperação técnica, para manutenção da ERS-422. Segundo ele, pela atual situação em que se encontra o Estado, não à como provisionar recursos financeiros para os municípios. “Não podemos nos comprometer nesse momento, o que podemos fazer é um termo de convênio técnico onde os municípios assumem de início a manutenção da estrada”, ressalta.
Os últimos trabalhos de conservação feitos pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) aconteceram no inverno de 2017. Foram serviços de patrolamento, limpeza e reparos nos drenos e roçada da vegetação.

PAPEL DO ESTADO.

O chefe do Executivo de Boqueirão do Leão, Paulo Joel Ferreira (MDB), critica da omissão do Estado. “Cada vez mais assumimos funções do governo estadual. Na saúde atrasam repasses e nós não podemos deixar a população esperando”, destaca. Conforme Ferreira, os municípios também dão suporte em outras áreas, como segurança pública e estradas estaduais, papel que seria do Estado.
Lembra que tem realizado o patrolamento do trecho da ERS-422 que compreende Alto Boqueirão até 4 Léguas. “A população não tem culpa, são moradores deste município que também precisam escoar a produção agrícola e trafegar pela estrada”, justifica.
Além de Ferreira, participaram da audiência: Robson Klaus, vereador de Boqueirão do Leão; Jeferson Frozza, prefeito em exercício de Gramado Xavier; Adão Reginei Camargo, prefeito de Barros Cassal; Giovane Wickert, prefeito de Venâncio Aires; Edson Brum, deputado estadual do MDB; e outras autoridades regionais, e também o organizador dos movimentos Gilnei Pesqueira.

SITUAÇÃO DA ERS-422.

De Venâncio Aires até Quatro Léguas, em Boqueirão do Leão, são 67,92 quilômetros pela ERS-422. Deste total, estão pavimentados 13,7 quilômetros entre Venâncio e a localidade de Linha Brasil e 7,05 quilômetros entre Boqueirão e o entroncamento com a ERS-421, que vai para Sério. Da localidade de Quatro Léguas até o entroncamento com a RSC-153 são 27,30 quilômetros sem pavimentação.

Fonte: Gabinete do Prefeito • Publicada em 08/04/2019, 08:08:59