Not√≠cia » MO√á√ÉO DE APOIO dos Prefeitos do CIPAE G8
Of. 003/2018 Boqueir√£o do Le√£o, RS, 23 de fevereiro de 2018.

AO
EXMO SR JOS√Č IVO SARTORI
MD GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
PORTO ALEGRE, RS:

EXMO SR GOVERNADOR!

Em atenção à deliberação do CIPAE G8, Consórcio intermunicipal composto por oito municípios, Boqueirão do Leão, Forquetinha, Sério, Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul, Marques de Souza, Canudos do Vale e Progresso, localizado no Vale do Rio Taquari, em Assembléia geral realizada no dia 20 de Fevereiro do corrente, em Progresso, RS, vimos respeitosamente à presença de V. EXa., dizer o que segue:
Considerando a grave crise vivida pelo Setor leiteiro, um dos sustent√°culos da agricultura do Vale do Taquari e do Rio Grande do Sul como um todo.
Considerando a redu√ß√£o do consumo, derivada de v√°rios fatores inerentes √† crise econ√īmica do Pa√≠s.
Considerando a queda do pre√ßo pago ao Produtor, que n√£o remunera de forma adequada o custo de produ√ß√£o, provocando verdadeira ‚Äúquebradeira‚ÄĚ nas propriedades rurais.
Considerando que a importa√ß√£o de leite em p√≥ do Uruguai e de outros pa√≠ses, acelera esse processo de desconstitui√ß√£o do arranjo produtivo leiteiro Ga√ļcho.
Considerando a necessidade da efetiva√ß√£o de uma s√©rie de propostas, demandadas pelo Setor produtivo, para salvaguardar e amenizar a crise vivida pelo setor l√°cteo, dentre as quais a compra, pelo Governo Federal, de 50000 toneladas de leite estocado; a prorroga√ß√£o dos financiamentos para um ano ap√≥s a √ļltima presta√ß√£o com abatimento de 20%; mais prazo para o custeio pecu√°rio; cria√ß√£o de uma linha de cr√©dito emergencial; revis√£o do pre√ßo m√≠nimo de refer√™ncia do leite, antecipa√ß√£o do pagamento para o 5¬ļ dia √ļtil do m√™s e amplia√ß√£o das vistorias pelos laborat√≥rios credenciados quanto √† qualidade do produto importado, dentre outras medidas.
Resolvem expedir a presente MO√á√ÉO DE APOIO dos Prefeitos do CIPAE G8, √†s propostas elaboradas pelos Sindicatos, entidades e demais representantes do Setor Leiteiro Ga√ļcho, Reiterando √† Vossa Excel√™ncia que usando das prerrogativas legais, o Estado do Rio Grande do Sul tome todas as provid√™ncias necess√°rias para a prote√ß√£o deste importante setor de nossa economia, qual seja, a produ√ß√£o leiteira, de centen√°ria import√Ęncia na vida do Estado do Rio Grande do Sul.
Renovando nossos preitos de real estima e apre√ßo e em nome de todos os Prefeitos que comp√Ķem o Cons√≥rcio Intermunicipal para Assuntos Estrat√©gicos do G8, subscrevemo-nos,

Mui atenciosamente!

PAULO JOEL FERREIRA
Prefeito de Boqueir√£o do Le√£o, RS.
Presidente do CIPAE G8

Fonte: CIPAE G8 • Publicada em 01/03/2018, 09:42:34