Noticia » Prefeitura de Boqueirão recebe visita a 6ª CRE para avaliação do Programa Saúde na Escola

No dia 11 de abril estiveram presentes na Prefeitura de Boqueirão do Leão, para uma reunião com o Prefeito em Exercício Dil Marcos Richesky da Silva os Assessores Pedagógicos do Programa Saúde na Escola, Lisete Nascimento e Juliano Ferreira, e a coordenadora do projeto Graziela Lazzari, a ocasião contou também com a presença do Secretário de Saúde João Piccoli, a Secretária de Educação Verenice Borges, a Secretária de Assistência Social Vândia Theves, o Coordenador da ESF Omar Batista Guerrero e a Diretora do Departamento de Serviços em Enfermagem Judite Corbellini. O encontro se realizou no gabinete do prefeito, o grupo tratou dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no município, a primeira fase do programa foi no último dia 20 de março e agora no próximo mês se dará início as atividades do próximo ano.
O objetivo do PSE é a formação integral dos estudantes, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que põem em risco o desenvolvimento de jovens da rede pública de ensino, a articulação entre escola e rede básica de saúde é à base do programa. As novas ações do programa, procuram atualizar o Projeto Político Pedagógico das escolas assim determinando um novo desenho da política de educação em saúde no Brasil. As atividades de Saúde e educação do (PSE) ocorrem nos territórios definidos segundo a área de abrangência do ESF. Foram cinco as escolas contempladas nesse primeiro momento, 3 estaduais e 2 municipais onde foram selecionadas crianças para desenvolvimento do projeto, a Escola de Teatro e o PSE. Foram 12 ações trabalhadas pelas crianças e adolescentes;
1. Prevenção de DST/AIDS
2. Prevenção do uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas
3. Promoção da cultura da paz, Cidadania e Direitos Humanos
4. Promoção de atividades físicas e de lazer nas escolas
5. Prevenção de acidentes e violências
6. Identificação de crianças e adolescentes com sinais de agravos de doenças
7. Promoção e avaliação da saúde bucal e aplicação de flúor
8. Verificação da saúde vacinal
9. Promoção da saúde alimentar e nutricional, alimentação saudável
10. Promoção da saúde auditiva e identificação de alunos suscetíveis
11. Promoção da saúde ocular e identificação de alunos suscetíveis
12. Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti
O acompanhamento do trabalho é gerido pelo Grupo de Trabalho Intersetoriais (GTI), que tem por objetivo de resguardar o trabalho assim não o fazendo perder de vista o seu contexto territorial. Na ocasião, foi elogiada e apreciada pelos membros da coordenadoria a forma que o trabalho vem sendo realizado no município, com muita integridade e comprometimento, e como está sendo feito de forma organizada pela parceria entre as secretarias responsáveis pelo desenvolvimento do PSE.

Fonte: Gabinete Prefeito • Publicada em 13/04/2018, 15:28:31
Calendário 2018: