Noticia » Comitiva do G8 visita central de triagem
Comitiva do G8 visita central de triagem
Grupo conheceu instalações no município de Dois Irmãos
VALE DO TAQUARI

Uma comitiva com técnicos e gestores do consórcio Cipae G8 foi conhecer as instalações da central de triagem e cooperativa dos recicladores, no município de Dois Irmãos. Sistemas que estão em fase de implantação no consórcio local.

“Fomos conhecer um exemplo de sucesso quando o assunto é destinação correta dos resíduos. Em Dois Irmãos esse modelo já existe faz 23 anos”, comenta o secretário executivo Maico Berghahn. O município tem pouco mais de 36 mil habitantes e gasta anualmente cerca de R$ 2 milhões com o sistema de coleta e reciclagem.

A prefeita Tânia Terezinha da Silva (MDB) explicou ao grupo parte dessa operacionalização. “Houve colaboração de grandes empresas, Funasa e outros, desde o início. Projetos de melhoria de equipamentos na central de triagem e compra de maquinários que ajudem a agregar valor no produto reciclado, com lavagem, secagem, ensacamento e venda do produto resultante, já beneficiado”, comenta.

A conscientização sobre o destino correto do lixo começa cedo. “Desenvolvemos ações especificas, com profissionais qualificados para o assunto. Exemplo disso, é um professor com turno de 20 horas para ministrar oficinas exclusivas, no contra turno escolar, sem mencionar a utilização corriqueira nos conteúdos diversos”, comenta a prefeita.

Estudo realizado pelo município concluiu que o sistema adotado é totalmente viável. Principalmente pelo aspecto financeiro, diante de outras práticas como a terceirização do recolhimento e destinação final.

Berghahn destaca ainda que existe uma grande preocupação de reciclar para cumprir o papel ambiental diante das futuras gerações. “É de grande relevância o percentual de 25% de reciclagem obtido, sem contar o ambiente de responsabilidade social encontrado.”

Para o prefeito Paulo Joel Ferreira, presidente do consórcio Cipae G8, conhecer uma estrutura já em funcionamento há vários anos é primordial para desenvolver o projeto na região. “As obras da central de resíduos do G8 avançam para 50%. Se os repasses do governo federal ocorrerem como previsto, será concluída em dezembro”, comenta.

Fonte: Gabinete Prefeito • Publicada em 08/05/2018, 09:29:34
Calendário 2018: