Not√≠cia » PROGRAMA ENTREGA A√áUDES E VIVEIROS NA MICROREGI√ÉO
PROGRAMA ENTREGA AÇUDES E VIVEIROS NA MICROREGIÃO

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e a Emater/RS-Ascar formalizaram a entrega de 84 viveiros de solo para 53 agricultores dos munic√≠pios de Cruzeiro do Sul, Progresso, Santa Clara do Sul, Boqueir√£o do Le√£o, Roca Sales, Encantado e Teut√īnia e Marques de Souza. O ato foi realizado no sal√£o comunit√°rio de Picada Flor, em Marques de Souza, e na propriedade da agricultora Lisote Hoppe, da mesma localidade. Parte do Programa RS Pesca e Aquicultura, a a√ß√£o foi desenvolvida em todo o ano de 2017, contando com um investimento total de R$ 316 mil e mais de 1.250 horas-m√°quinas, obtidas por meio de conv√™nio com o Governo do Estado, que disponibilizou o maquin√°rio para a constru√ß√£o de cada viveiro.
‚ÄúA inten√ß√£o por meio desse projeto foi a de estimular os agricultores para investir em uma alternativa a mais de renda, com qualidade de vida e respeito ao meio ambiente‚ÄĚ, destaca o assistente t√©cnico regional em Sistema de Produ√ß√£o Animal da Emater/RS-Ascar, Jo√£o Sampaio. Para a diretora administrativa da Emater/RS, Silvana Dalm√°s, o ato √© simples, mas representa a concretiza√ß√£o de uma pol√≠tica p√ļblica que visa ao fortalecimento da agricultura familiar. ‚ÄúE n√≥s nos sentimos muito satisfeitos em ser parte da execu√ß√£o de projetos dessa envergadura, que certamente n√£o seriam poss√≠veis sem as parcerias‚ÄĚ, comentou. O evento contou ainda com a presen√ßa de outras lideran√ßas, entre eles o presidente do Cons√≥rcio Intermunicipal de Assuntos Estrat√©gicos do G8, Paulo Joel Ferreira. ‚ÄúNosso munic√≠pio acredita na piscicultura como alternativa de complementa√ß√£o da renda familiar. √Č preciso cada vez mais investir nesse segmento‚ÄĚ, afirma o prefeito de Boqueir√£o do Le√£o. Conforme o extencionista rural Dilovan Gomes Pereira, foram realizadas escava√ß√Ķes para a constru√ß√£o de 11 viveiros em seis propriedades no munic√≠pio de Boqueir√£o do Le√£o. ‚ÄúA grande maioria j√° est√° preparada para receber os alevinos‚ÄĚ, revela. Em Progresso, 7 produtores foram contemplados, totalizando 8 viveiros.

Para mais informa√ß√Ķes:
agricultura@boqueiraodoleao.rs.gov.br